Saquarema é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, localizado nas Mesorregião das Baixadas Litorâneas, também conhecida como Região dos Lagos. É conhecido como a Capital Nacional do Surfe e a Casa do Vôlei Brasileiro. Destaca-se pelas suas belas praias, lagoas, cachoeiras e montanhas. Tem como Padroeira, Nossa Senhora de Nazareth, comemorada anualmente nos dias 7 e 8 de setembro, quando realiza-se o Círio de Nazareth mais antigo do Brasil, ocasião em que milhares de pessoas saem em procissão pelo Centro Histórico da Cidade, levando a Imagem histórica da Padroeira, encontrada em 1.630, no Século XVII.

História

Por volta do ano 1000, tribos indígenas de língua tupi provenientes das bacias dos rios Madeira e Xingu, na margem direita do rio Amazonas, ocuparam a maior parte do atual litoral brasileiro, expulsando os habitantes anteriores, falantes de línguas do tronco linguístico macro-jê, para o interior do continente. Quando os europeus chegaram à região de Saquarema, no século 16, esta estava ocupada pela nação tupi dos tamoios, também chamados tupinambás.

Em 1530, dom João III, rei de Portugal, reconhecendo que o sistema de “excursões” para guardar as costas do Brasil exigia grandes sacrifícios e não apresentava resultados satisfatórios, devido à falta de portos onde se pudesse atracar com as embarcações para prover a colônia de mantimentos e homens, resolveu fundar uma colônia nas margens do Rio da Prata.

Para isso, organizou uma frota com duas naus, um galeão e duas caravelas e uma tripulação de aproximadamente 400 pessoas e tendo, como comandante, Martim Afonso de Sousa, com poderes extraordinários concedidos por dom João III através de uma carta régia datada de 20 de novembro de 1530. Dentre tais poderes, destacava-se o de tomar posse e colocar marcos em todo o território até a linha demarcada.

Saindo de Lisboa em 3 de dezembro de 1530, chegou à Baía de Todos-os-Santos em 13 de março de 1531, depois de ter se dividido. Uma parte da frota dirigiu-se ao norte. No dia 17 do mesmo mês, Martim Afonso de Sousa reiniciou a viagem indo em direção ao sul. Após contornar Cabo Frio, atracou em frente ao Morro de Saquarema (morro da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré), no lugar onde hoje é a construção da Barra Franca.

Após a chegada dos carmelitas, outras sesmarias foram concedidas nas redondezas das suas, o que motivou a criação de várias fazendas nas terras de Saquarema. No século XVII, foi erguida uma capela dedicada a Nossa Senhora de Nazaré no mesmo lugar onde, hoje, se encontra a Igreja Matriz. No século XIX, houve importante produção de café na região. A partir do século XX, tornou-se uma região basicamente turística e de veraneio.

Geografia

Distante cerca de cem quilômetros da capital do estado, possui as as seguintes praias: Vila, Prainha, Itaúna, Barrinha, Boqueirão, Barra Nova, Jaconé, Vilatur, entre outras, com condições favoráveis à prática do surfe. Uma das mais famosas é a Praia de Itaúna, que é conhecida como “o Maracanã do surfe”.

O Município de Saquarema é dividido em três distritos – Saquarema, Bacaxá e Sampaio Corrêa. O Primeiro Distrito (Saquarema) é a sede do município, onde se encontram todos os prédios da administração pública municipal: Prefeitura, Câmara de Vereadores, Fórum, Ministério Público, Defensoria Pública, Sede da OAB, Conselho Tutelar, Delegacia Legal, dentre outros. Além de abrigar a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazareth, as praias mais famosas dacidade (Vila e Itaúna), é o point da vida noturna da cidade, onde estão concentrados a maioria dos bares, restaurantes e casas noturnas. A Praça principal, localizada no Centro, abriga a famosa Feira do Artesanato, em que muitos expositores, inclusive estrangeiros, vendem de tudo: desde pequenos souvenirs da cidade até bonitas jóias de prata.

Bacaxá é um distrito famoso por ser o distrito onde se localiza o Boavista Sport Club, time de futebol que atualmente disputa a primeira divisão do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro. Também é conhecido por ser o centro comercial de Saquarema. Conta com a ETE Helber Vignoli Muniz, a maior escola técnica do Rio de Janeiro, que oferece vários professores e cursos profissionalizantes, formando técnicos para a população local. Bacaxá é cortada pelo famoso Rio Bacaxá, principal ponto turístico do distrito.

Sampaio Corrêa é o terceiro distrito de Saquarema e o segundo maior do município, com população não divulgada. É conhecido pelo Sampaio Corrêa Futebol e Esporte, time de futebol que disputa a segunda divisão do campeonato carioca.Também é conhecido por ter possuído, nas décadas de 60 e 70, a usina de cana-de-açúcar Santa Luiza que chegou a ser a segunda maior produtora de cana-de-açúcar do estado do Rio de Janeiro, perdendo apenas para o município de Campos dos Goytacazes.

Turismo

Cidade predominantemente turística, é conhecida também como “a capital nacional do surfe”. As ondas de suas praias estão entre as melhores do país. Além dos campeonatos de surfe nacionais e internacionais, as festas religiosas constituem um importante atrativo para o turismo local – que poderia ser melhor explorado. As principais atrações turísticas da cidade são:

 

  • Praias, Lagoas, Cachoeiras e Montanhas
  • O Sambaqui da Beirada (sítio arqueológico de 4 500 anos);
  • A Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazareth, de 1630;
  • A Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, situada num outeiro à Beira-Mar;
  • O Cemitério Municipal, situado num penhasco à Beira-Mar;
  • O Templo do Rock (museu-residência do roqueiro Serguei);
  • O Mirante do Morro da Cruz;
  • O Centro de Treinamento de Vôlei;
  • A Rampa de Voo livre.
  • Cachoeiras do Tingui (no 3º distrito de Saquarema)
  • Casa de Cultura Walmyr Ayala.

“Capital do Surfe”

Saquarema, através de suas praias, especialmente a de Itaúna, é conhecida como a capital brasileira do surf por suas ondas perfeitas e indescritível beleza e força.

Poucos lugares no Brasil possuem ondas com o porte das de Saquarema e por isso, na década de 70, sediava os saudosos festivais de surf.

Por isso, Saquarema é conhecida por ser a “Capital Brasileira do Surf” e também é chamada por muitos surfistas de “Maracanã do Surf Brasileiro”

A cidade está dividida em três distritos (Saquarema, Bacaxá e Sampaio Corrêa) e 32 bairros.

Transporte

Os principais acessos rodoviários são:

  • RJ-106 – Rodovia Amaral Peixoto
  • RJ-118 – Estr. Sampaio Corrêa – Jaconé – Ponta Negra.
  • RJ-124 – Via Lagos
  • RJ-128 – Av. Saquarema/Estrada do Palmital

Vídeo sobre a cidade de Saquarema

Mapa da cidade de Saquarema